Search

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Retenção de líquidos ? Bora acabar com isso..




Olááá


Pois bem, com a chegada do calor a retenção de líquidos é algo que ninguém gosta de ter e se quer livrar rapidamente.   
Sensação de inchaço, pernas pesadas mãos inchadas... e aparentar vestir 2 tamanhos acima ? hummm... ninguém gosta ... 




Primeiramente aproveito para dizer, que se sofre de retenção de líquidos, deve aconselhar-se com um médico ( pois por trás de um problema de retenção de líquidos podem esconder-se doenças renais, hepáticas ou cardíacas), as dicas que vou aqui deixar é apenas para facilitar e ajudar as pessoas que passam por este problema de vez em quando,ou que o descobriram recentemente.


Dicas simples para evitar a retenção de líquidos : 

- Diminuir o consumo de sal
O excesso de sódio presente no sal, quebra o equilíbrio e favorece a retenção. Por ou­tro lado, ingerir alimentos ricos em potássio ajuda a restaurar o equilíbrio. A proporção ideal seria ingerir cinco vezes mais potássio (presente em frutas e verduras) do que sódio.

- Passar muitas horas sentada, favorece o inchaço
Pois é, esta é uma daquelas coisas que já tinha dado conta, mas calma não se levantem já... leiam o post até ao fim ; ) 
Tentem não passar tanto tempo sentadas, sei que é difícil para quem trabalha num sitio sedentário, mas podem corrigir com caminhadas, um pouco de exercício físico diário etc há várias alternativas que podem adaptar á vossa rotina.


- Opte por especiarias e ervas aromáticas nos temperos
Evitar ao máximo molhos ( mas isso já é básico né )


- Beba Água
Sem esquecer que frutas, legumes já têm uma percentagem de água não gosto do típico cliché de dizer "você deve beber 2 litros de água", não cada pessoa é diferente e beber água em excesso pode piorar a retenção.
Evite ao máximo refrigerantes, beba água sim mas com moderação e adapte a quantidade ao tipo de alimentação que faz .
As infusões com diuréticos suaves, como a de cavalinha, ajudam a melhorar o problema, forçando a eliminação de líquidos através da urina.

Ingira  proteínas
O fígado precisa de proteínas para produzir albumina.
"Albumina e globulina são as principais proteínas encontradas no sangue. A albumina conta por 60% das proteínas sanguíneas e funciona como transporte de enzimas, hormônios e drogas. "
Alimentos ricos em proteínas são:
leite, queijo,ovos, tofu, manteiga de amendoim e legumes,
Leite de soja,Feijão preto,Lentilhas,Grão-de-bico,Pistácios (...)



- Massagens
Se há algum tempo massagem era sinónimo de luxo, hoje pode ser considerada questão de saúde: "A boa e velha drenagem linfática ajuda, e muito, a aliviar o inchado do corpo todo. Ela continua sendo o método estético mais efetivo nesses casos. 

Se não tem hipóteses de ir a um spa, faça você mesma!
Com um óleo a gosto ou creme reafirmante, espalhe abundantemente na zona a massajar e faça movimentos circulares, e de baixo para cima ( para estimular a circulação sanguínea).Pode usar aqueles aparelhos de massagem ( vendem-se nas lojas tipo natura)  que darão uma sensação de relax total ; )



- PERNAS PARA O AR!
A má circulação pode ser um factor para provocar retenção ( estar muitas horas de pé também não ajuda). 
Ao fim do dia, na cama coloque almofadas de modo a ter as pernas bem ao alto para fazer circular o sangue. Passar água fria nas pernas também pode ajudar.


- Limpeza intestinal 
Por vezes um mau funcionamento do sistema digestivo faz ficar-mos inchadas, podem fazer a vossa desintoxicação de variadas formas, desde batidos para substituir refeições, batidos de fruta com sementes ou cereais integrais, iogurtes com bagas de goji , normalmente opta-se por uma refeição destas ao jantar para "limpar" o organismo de algo que possamos ter ingerido e nos pesou no estômago.



Gostaram? Vão experimentar?
Contem-me tudo...


Beijinhos*




* NOTA *
Estas são as dicas que funcionam comigo, em caso de uma situação de retenção agravada ou permanente consultem um médico. 








Sem comentários:

Enviar um comentário

Opinião ou Sugestão ? Deixe aqui :)